Música
Música – A educação musical no Colégio Jardim Anália Franco tem como projeto construir um conhecimento histórico-cultural expresso através da música, desenvolver habilidades e talentos, encarar desafios e, ainda, tornar o aprendizado o mais divertido possível.
Durante as aulas, desenvolvidas pela professora Simone Luiz, são utilizados elementos de canto, composição, improvisação, escuta de determinados padrões musicais, estilos, gêneros, sonoridades, dinâmicas e texturas. Dessa forma, o estudo musical promove a evolução de um novo estado de inteligência e de senso crítico.
São propostas diversas atividades didáticas, as quais o ensino da música é trabalhado por meio de jogos e brincadeiras que exploram o estímulo sonoro. Sempre interativos e divertidos, os exercícios em sala buscam o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade e percepção das crianças.
Objetivos
O estudo musical no Colégio Jardim Anália Franco tem como principal objetivo promover às crianças experiências marcantes. Para isso, procuramos estimular a sensibilidade diante de produções musicais que têm a base em objetos históricos e na criatividade.
Os conteúdos das aulas são desenvolvidos de acordo com as demandas de cada idade, englobando desde o despertar de uma noção musical até uma percepção avançada de sonoridade.
A proposta de ensino musical no Colégio Jardim Anália Franco vai além da finalidade de formar um músico, executar uma partitura ou tocar um instrumento. Procuramos humanizar, transcender e universalizar!
O que é trabalhado?
- Produção de sons com a voz e corpo e criação de instrumentos musicais com materiais recicláveis;
- Interpretação musical de canções de diversas culturas e épocas;
- Organização de sons e silêncios em linguagem musical;
- A busca pela escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical através do ensino do canto;
- Criação letras e canções como portadoras de elementos da linguagem musical;
- Combinações da linguagem musical com diferentes universos, como trilha sonora para TV, cinema, publicidade, jogos eletrônicos e músicas para dançar;
- Análise de músicas da produção regional, nacional e internacional;
- Criação de arranjos, improvisações e composições próprias, de acordo com os elementos da linguagem musical, valorizando identidades culturais e seus processos pessoais;
- Concentração na escuta musical;