O início de um ano letivo traz a mistura de alegria e insegurança para os pequenos aprendizes, e a relação que seus pais, professores e demais membros da equipe escolar estabelecem é fundamental para que todos os obstáculos sejam vencidos.
Todo pai tem as melhores expectativas para a educação do seu filho, deseja que a escola que ele frequenta dê a formação necessária para enfrentar os desafios acadêmicos e da vida. Entretanto, na ânsia de querer ter o melhor acompanhamento e a melhor preparação, os pais criam um olhar extremamente crítico que em algumas situações é repassado ao seu filho, prejudicando a construção de vínculos e a segurança necessária no processo educacional.
Cabe sim, aos pais, ter um olhar atento para a escola de seu filho, exigir que a escola cumpra aquilo que se propôs. Deixe seu filho fora das críticas, não o exponha, não faça que ele tome partido, permita que o processo de ensino e aprendizagem seja tranquilo, sem intervenções externas.
São os gestores, sejam diretores, coordenadores pedagógicos ou orientadores educacionais, que devem atendê-lo para solucionar os problemas apresentados, devem acolher suas contribuições e ouvir sua opinião. São eles que devem cuidar para que as relações permaneçam preservadas, portanto é com eles que os pais devem canalizar sua energia.
É preciso confiar na escola, é preciso negociar, a criança deve ser preservada, cabe aos adultos dialogar. Lembrem-se, na relação família e escola não podemos ter ganhadores e perdedores, temos que ter a interação, o acordo. E a humildade de saber ouvir é o melhor caminho.
Bom ano letivo para todos!
Nevinka Lucia Saavedra Tomasich
Diretora – Colégio Jardim Anália Franco