Cantina Online Área Restrita Fale Conosco (11) 2671-2735 / 2671-4596 / 2671-2171.

Família e escola, parceria fundamental!

O início de um ano letivo traz a mistura de alegria e insegurança para os pequenos aprendizes, e a relação que seus pais, professores e demais membros da equipe escolar estabelecem é fundamental para que todos os obstáculos sejam vencidos.

Todo pai tem as melhores expectativas para a educação do seu filho, deseja que a escola que ele frequenta dê a formação necessária para enfrentar os desafios acadêmicos e da vida.  Entretanto, na ânsia de querer ter o melhor acompanhamento e a melhor preparação, os pais criam um olhar extremamente crítico que em algumas situações é repassado ao seu filho, prejudicando a construção de vínculos e a segurança necessária no processo educacional.

Cabe sim, aos pais, ter um olhar atento para a escola de seu filho, exigir que a escola cumpra aquilo que se propôs. Deixe seu filho fora das críticas, não o exponha, não faça que ele tome partido, permita que o processo de ensino e aprendizagem seja tranquilo, sem intervenções externas.

São os gestores, sejam diretores, coordenadores pedagógicos ou orientadores educacionais, que devem atendê-lo para solucionar os problemas apresentados, devem acolher suas contribuições e ouvir sua opinião. São eles que devem cuidar para que as relações permaneçam preservadas, portanto é com eles que os pais devem canalizar sua energia.

É preciso confiar na escola, é preciso negociar, a criança deve ser preservada, cabe aos adultos dialogar. Lembrem-se, na relação família e escola não podemos ter ganhadores e perdedores, temos que ter a interação, o acordo. E a humildade de saber ouvir é o melhor caminho.

Bom ano letivo para todos!

Nevinka Lucia Saavedra Tomasich
Diretora – Colégio Jardim Anália Franco

por Adriana Silva, 14/01/2016

Fale Conosco (11) 2671-2735 / 2671-4596 / 2671-2171