O que é?

O uso da tecnologia em nosso cotidiano é uma realidade inegável e o trabalho com recursos tecnológicos tem sido amplamente difundido e discutido na realidade da educação brasileira. Em alguns países, essa discussão já foi superada e a população, em sua totalidade, tem acesso a tecnologias como computadores pessoais, internet de alta velocidade e escolas com educação tecnológica.

Aula de robótica

Neste contexto encontramos a robótica educacional como um dos meios que mais se destacam, sendo adotado em um número cada vez maior de instituições de ensino. Como definição teórica, a Robótica Educacional é uma área de atuação que consiste em caracterizar ambientes de aprendizagem. Estes reúnem materiais de sucata ou kits de montagem compostos por diversas peças, motores e sensores, controlados por um computador com software, permitindo programar o funcionamento dos modelos montados.

Dessa forma, as aulas de Robótica oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver sua criatividade com a montagem de seu próprio modelo.

Aula de robótica

Benefícios

Em um ambiente no qual a robótica educacional se faz presente, os alunos apresentam um desenvolvimento de habilidades diferenciadas àquelas encontradas em salas de aula convencionais. O foco no trabalho em equipe e o compartilhamento de conhecimento auxiliam na busca por soluções de problemas através da experimentação, aplicação da lógica e compreensão de conceitos ligados à matemática e física.