Anália Integral

Uma educação humanizada,
onde o amor e o respeito fazem toda a diferença.

Na Educação infantil

Sabemos o quanto é difícil para uma criança pequena passar horas longe de seus pais. Por isso, trabalhamos para que o tempo afastado da família seja o mais prazeroso possível. Procuramos transformar o ambiente escolar de modo que os alunos do período integral sintam-se acolhidos e aconchegados.

Nessa fase o objetivo principal é proporcionar o conforto e a diversão, fazendo com que a escola seja um local agradável. Buscamos, através de propostas pedagógicas, desenvolver a interação social, o estímulo criativo e a descoberta de si, através de atividades do tipo: aulas de circo, música e uma aula adicional de Natação por semana. Os pequenos também têm recreação, hora da soneca, lanches, almoço (período integral), jantar (período integral estendido) e horários reservados para higiene pessoal após as refeições.

A infância é uma época repleta de magia e descobertas.

E o projeto pedagógico do Anália inclui estimular a criatividade e a capacidade de raciocínio desde cedo, procurando valorizar cada nova experiência.

No Fundamental I

A infância é uma das fases mais marcantes da vida de uma pessoa. É nela em que o aluno passará por experiências e aprendizados que serão levados para toda a vida. No Fundamental I as crianças já começam a dar os primeiros passos para a construção de suas personalidades e seus princípios, por isso o período Integral dessa etapa da vida é especial. Cheios de energia, os alunos deste ciclo estão sempre dispostos à inovação, por isso é importante promover trabalhos para que os pequenos gastem toda essa disposição de maneira positiva.

As atividades do Integral para o fundamental I incluem: aulas de circo, música, projetos temáticos, recreação e uma aula de judô. Os alunos também têm lanches, almoço (período integral) e jantar (período integral estendido), todos com acompanhamento profissional de uma nutricionista. Também é reservado um tempo para que as crianças realizem as tarefas de casa, fazendo com que aprimorem a capacidade de organização para o cumprimento de suas responsabilidades.

Integral (Educação Infantil e Ensino Fundamental I): das 7h30min. às 17h30min.
Integral Estendido (Educação Infantil e Ensino Fundamental I): das 7h30min. às 19h.

A música no Anália Integral

A educação musical no Colégio Jardim Anália Franco tem como projeto construir um conhecimento histórico-cultural expresso através da música, desenvolver habilidades e talentos, encarar desafios e ainda, tornar o aprendizado o mais divertido possível.

Durante as aulas são utilizados elementos de canto, composição, improvisação, escuta de determinados padrões musicais, estilos, gêneros, sonoridades, dinâmicas e texturas. Dessa forma, o estudo musical promove a evolução de um novo estado de inteligência e de senso crítico.

São propostas diversas atividades didáticas, as quais o ensino da música é trabalhado por meio de jogos e brincadeiras que exploram o estímulo sonoro. Sempre interativos e divertidos, os exercícios em sala buscam o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade e percepção das crianças.

Objetivos

O estudo musical no Colégio Jardim Anália Franco tem como principal objetivo promover às crianças experiências marcantes. Para isso, procuramos estimular a sensibilidade diante de produções musicais que têm a base em objetos históricos e na criatividade.

Os conteúdos das aulas são desenvolvidos de acordo com as demandas de cada idade, englobando desde o despertar de uma noção musical até uma percepção avançada de sonoridade.

A proposta de ensino musical no Colégio Jardim Anália Franco vai além da finalidade de formar um músico, executar uma partitura ou tocar um instrumento. Procuramos humanizar, transcender e universalizar!

O que é trabalhado?

• Produção de sons com a voz e corpo e criação de instrumentos musicais com materiais recicláveis;
  • Interpretação musical de canções de diversas culturas e épocas;
  • Organização de sons e silêncios em linguagem musical;
  • A busca pela escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical através do ensino do canto;
  • Criação de letras e canções como portadoras de elementos da linguagem musical;
  • Combinações da linguagem musical com diferentes universos, como trilha sonora para TV, cinema, publicidade, jogos eletrônicos e músicas para dançar;
  • Análise de músicas da produção regional, nacional e internacional;
  • Criação de arranjos, improvisações e composições próprias, de acordo com os elementos da linguagem musical, valorizando identidades culturais e seus processos pessoais;
  • Concentração na escuta musical;